LIDE inaugura escritório em Mumbai, na Índia

O economista José Francisco Dutra assume a presidência do LIDE Índia com o objetivo de fortalecer as conexões com setor produtivo brasileiro e com o mercado internacional.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – anuncia a abertura da unidade LIDE Índia. Com a liderança do economista José Francisco Dutra, o novo escritório tem o objetivo de impulsionar e fortalecer o papel do país asiático nas relações com o setor produtivo brasileiro. Além de criar uma plataforma para o intercâmbio de ideias e práticas de negócios inovadoras, a proposta é facilitar a entrada de empresas indianas em novos mercados e apoiar companhias interessadas nas oportunidades diversificadas que a Índia oferece.

No último ano, o comércio bilateral entre Brasil e Índia superou US$ 15,2 bilhões, segundo dados oficiais do Governo Federal. Isso representa um crescimento significativo, demonstrando a importância da parceria comercial entre os dois países. As perspectivas, portanto, são bastante positivas: a crescente demanda por produtos e serviços, a complementaridade econômica e os esforços para facilitar o comércio bilateral são fatores que impulsionam o desenvolvimento dessa parceria.

Entre os dias 2 e 6 de setembro, uma delegação composta pelo presidente do LIDE, João Doria Neto, pelo co-chairman do LIDE, João Doria, e pelo head de Unidades do LIDE, Fábio Fernandes, esteve em Mumbai - centro econômico e financeiro da Índia - para a abertura oficial da nova unidade. Na ocasião, também registrou-se o início da preparação do Fórum Brasil-Índia, a ser realizado em 2025 como parte das iniciativas internacionais do LIDE, que estimula o diálogo propositivo entre os setores produtivos de diversos países.

Nova unidade

O presidente do LIDE Índia, José Francisco Dutra, é economista formado pelo Ibmec, graduado em Relações Internacionais pela PUC-MG, com MBA pelo Insper e pós-graduações pela Duke University e INSEAD. Ao longo de 20 anos de carreira, atuou com Operações Estruturadas e Project Finance nos setores de siderurgia, construção civil e energia. Em 2017, Dutra fundou e é atualmente acionista da Bulbe Energia, uma das principais empresas no setor de geração distribuída solar no mercado brasileiro.

Ao longo de sua trajetória, o executivo desenvolveu relações com diversos mercados internacionais, tendo participado de missões empresariais no mercado indiano voltadas ao setor de energias renováveis. Atualmente, Dutra é sênior fellow da Câmara de Comércio Índia-Brasil.

“O LIDE Índia atuará como uma plataforma de networking, conectando lideranças e promovendo diálogos de alto nível. Nossa unidade contribuirá para estreitas as relações e criar oportunidades de negócios. O LIDE Índia será uma ponte entre dois gigantes econômicos, um marco importante para o fortalecimento das relações bilaterais e para o crescimento sustentável de nossos mercados”, destaca Dutra.

Fazem parte do comitê desta unidade os empresários Abhishek Issar (CEO LIDE Índia), Leonardo Ananda (chairman LIDE Índia) e Eduardo Lima (diretor comercial do LIDE Índia)

WhatsApp Image 2024-09-06 at 11.36.36Presidente do LIDE, João Doria Neto, durante reunião na Índia. (Foto: Divulgação)

Oportunidades

Historicamente, a Índia tem apresentado um superávit em sua balança comercial com o Brasil, ou seja, exporta mais para o Brasil do que importa. No entanto, essa relação tem se modificado nos últimos anos, com o Brasil buscando aumentar suas exportações para a Índia. Além das commodities tradicionais, como minério de ferro e petróleo, o comércio entre os dois países abrange uma gama cada vez maior de produtos manufaturados, serviços, especialmente no setor de tecnologia da informação, e produtos agrícolas.

“Há muito potencial de negócios entre Brasil e Índia, principalmente em setores de energia, tecnologia, agronegócio e farmacêutico. Há muito espaço para uma cooperação intensa e diversificada, e o LIDE tem muito a contribuir para o desenvolvimento e o amadurecimento dessas relações”, afirma o presidente do LIDE, João Doria Neto.

Com a inauguração do LIDE Índia, o Grupo de Líderes Empresariais chega a 16 unidades internacionais, fortalecendo a presença do grupo pelos cinco continentes ao redor do mundo.

WhatsApp Image 2024-09-06 at 11.50.10 (1)
João Doria Neto, presidente do LIDE, fala sobre a importância da nova unidade. (Foto: Divulgação)

WhatsApp Image 2024-09-06 at 11.51.19 (2)
Co-chairman do LIDE, João Doria, e embaixador João de Mendonça Lima Neto. (Foto: Divulgação)

WhatsApp Image 2024-09-06 at 11.51.19 (3)
Delegação do LIDE faz a inauguração da unidade na Índia. (Foto: Divulgação)

Sobre o LIDE: Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. Presente em cinco continentes e com mais de duas dezenas de frentes de atuação, o grupo conta com unidades em todas as regiões do Brasil e em todos os continentes, com o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética justa, desenvolvida e competitiva globalmente. O LIDE é presidido desde 2020 pelo empresário João Doria Neto.

Outras informações: [email protected]